Internacionais 

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa  

 

Descrição da Atividade: 

Em 2018, tivemos no PPGED a presença da Profa. Dra. Alicia Civera Cerecedo, da Universidade Autônoma do México, como convidada para o Colóquio da Linha de Educação, Cultura e Sociedade, realizado em dezembro de 2018.  

Instituições envolvidas:  

Universidade Autônoma do México, Universidade Federal do Pará (UFPA) 

 

Tipo: Intercâmbio 

 

Descrição da atividade: 

O PPGED selecionou duas doutorandas para realizarem DOUTORADO SANDUICHE, sendo uma na Universidade de Lisboa (com a qual o Programa possui convênio assinado desde 2017) e a outra doutoranda foi para a Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. 

Instituições envolvidas:  

Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Pará (UFPA) 

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa  

 

Descrição da atividade: 

O PPGED possui parceria institucional estabelecida com pesquisadores da Universidade de Lisboa, mais especificamente com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional, com a liderança da Professora Vera Lúcia Jacob Chaves pelo PPGED/UFPA e os Professores Belmiro Cabrito e Luísa Cerdeira pela Universidade de Lisboa. Essa parceria foi sendo intensificada com a realização do Projeto de Investigação intitulado: “Mobilidade Internacional na Educação Superior em países de língua portuguesa”, cujos resultados foram publicados na coletânea: “Educação Superior em países e regiões de Língua Portuguesa: desafios em tempo de crise”, publicada pela editora EDUCA da UL em 2018. Tal parceria foi consolidada com a assinatura do Convênio entre o Instituto de Ciências da Educação da UFPA e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a minha intermediação e que tem possibilitado a mobilidade de estudantes da pós-graduação para aquela instituição.  

Projeto de pesquisa vinculado:  

Mobilidade Internacional na Educação Superior em países de língua portuguesa 

Instituições envolvidas: 

Universidade de Lisboa e Universidade Federal do Pará (UFPA) 

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa  

 

Descrição da atividade: 

Outra parceria começou a ser estabelecida em 2017 com a vinda do Professor Tristán Maccown, da University College London (Reino Unido), por meio da aprovação do Projeto “Universidade globalizada e capitalização do conhecimento no ensino superior: reflexões entre Brasil e Reino Unido”, financiado pela Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas – FAPESPA, por meio de Edital Nacional da Confederação das Fundações de Amparo à Pesquisa - CONFAP – UK ACADEMIES, em conjunto com a Newton Foundation do Reino Unido. A execução desse projeto foi de grande relevância para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, pois o Prof. Tristán Maccown atuou no mesmo, na condição de professor visitante, ministrando cursos, palestras e participando de reuniões de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES. Em 2018, o Prof. Tristán Maccown, dando continuidade a parceria enviou sua orientanda de Mestrado, a estudante Teresa Katharina Wilmes que participou das atividades do PPGED acompanhando o Professor Salomão Hage no Grupo de Pesquisa – GEPERUAZ, com financiamento da University College London (Reino Unido).  

 

Projeto de pesquisa vinculado:  

Universidade globalizada e capitalização do conhecimento no ensino superior: reflexões entre Brasil e Reino Unido 

 

Instituições envolvidas:  

University College London (Reino Unido), Newton Foundation (Reino Unido), Universidade Federal do Pará (UFPA) 

 

Tipo: Intercâmbio 

 

A professora Terezinha Monteiro desenvolve, ações de integração e solidariedade com a com a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal, por meio de intercâmbios feitos com o Prof. Dr. Jorge Adelino da Costa da Universidade de Aveiro-UA de Portugal, o Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva da Universidade Federal de Uberlândia, Profª. Drª Flávia Obino Werle da UNISINOS (continua como consultora assídua do grupo), Profª. Drª. Magna França da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, João Ferreira de Oliveira da Universidade Federal de Goiás e Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE e o Prof. Dr. Domingos Fernandes da Universidade de Lisboa-Portugal, com participação em Doutorados Sanduiches (doutorando Érbio Santos, já concluído), o que têm contribuído para o fortalecimento dos grupos de pesquisas dos dois países. Também mantem parcerias com a Profª Drª Margarita Sgró - Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências Humanas (UNICEN) da Universidad Nacional del Centro de Buenos Aires – Argentina e com a Profª Drª. Paola Gallo Diretora da Tese de Rafael Gonçalves Campolino do qual acompanha em orientação no regime de co-tutela 

Instituições envolvidas: 

Universidade de Aveiro, Universidade Federal do Pará (UFPA) 

 

Tipo: Intercâmbio 

 

Outra parceria estabelecida entre o PPGED e a UNIVERSIDAD NACIONAL DEL CENTRO DE LA PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES com a intermediação da Profa. Dra. Sonia Maria da Silva Araújo pelo PPGED/UFPA e o grupo de pesquisa em História da Educação da Profa. Lucia Lionetti que gerou o DOUTORADO SANDUICHE de sua orientanda - aluna de doutorado Maria Natalina Mendes, na Argentina.  

A professora Sonia Maria da Silva Araújo também participa do grupo de História da Educação da Universidade do Porto, sob a coordenação da profa. Dra. Margarida Felgueiras. 

Instituições envolvidas:  

Universidad Nacional Del Centro De La Província De Buenos Aires, Universidade Federal do Pará (UFPA) 

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa 

 

Outra parceria estabelecida no PPGED é com o CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE - EDUCAÇÃO e na CÁTEDRA UNESCO - (CIERS-ed), por intermédio da Profa. Dra. IVANY NASCIMENTO PINTO que desenvolve pesquisas sobre Profissionalização Docente, na função de pesquisadora associada, juntamente com o grupo que coordena. Este Centro mantem a rede de pesquisas internacionais sobre a profissionalização docente, tanto do Centro quanto a Cátedra de Formação Docente cujo objetivo centra é o de gerar reflexões, discussões, produções intercâmbios entre pesquisadores nacionais e internacionais da área de educação e afins, que contribuam com o estabelecimento de políticas educacionais de seus respectivos países. 

Instituições envolvidas: 

Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação, Universidade Federal do Pará (UFPA). 

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA mantém diferentes tipos de intercâmbio institucionais, com Universidades, no país e no exterior. A cooperação nacional e internacional na UFPA é regulada por normas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais da (PROINTER) e mobilizada pelos grupos de pesquisa que constituem as Linhas do Programa. 

A internacionalização é um processo em franca expansão no PPGED e conta com o apoio da Reitoria da UFPA e, no caso específico do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), da OEA. A internacionalização ocorre por meio do intercâmbio entre Programas, entre Grupos de Pesquisa e por seleção de alunos estrangeiros no Programa. 

Universidade do Porto – Portugal - PT 

Tal intercâmbio de pesquisa ocorre por meio de uma Rede de Pesquisa Interinstitucional em História da Educação, Circulação de Ideias e Materiais Pedagógicos, composta pelos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa José Veríssimo e Pensamento Educacional Latino-Americano, sob a responsabilidade da Prof.ª Sônia Maria da Silva Araújo (PPGED/UFPA); o Centro de Investigações e Intervenção Educativas (CIIE), sob a responsabilidade da Prof.ª Margarida Louro Felgueiras (UPorto- Portugal); o Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS), sob a responsabilidade da Prof.ª Laura Maria Silva Araújo Alves (PPGED/UFPA); o Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), sob a responsabilidade do Prof. Cesar Castro (UFMA e PPGED/UFPA); o Grupo Educação, Culturas e Desafios Amazônicos, sob a responsabilidade da Prof.ª Valéria Weigel (PPGE/UFAM); o Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), sob a responsabilidade da Prof.ª Maria do Perpétuo Socorro Avelino França (PPGE/UEPA). O intercâmbio institui-se por ocasião do II Seminário de História da Infância na Amazônia, que contou com a participação de todos os professores que articularam o projeto da Rede. 

 

Universitas Red Estrado – América Latina - AL 

As Doutoras Vera Lucia Jacob Chaves e Olgaíses Cabral Maués integram a rede de pesquisadores Universitas/Br que desenvolve pesquisas com investigadores da América Latina. Em função da participação das pesquisadoras no Universitas, em 2013, a UFPA se fez presente como instituição participante do XXI Seminário Nacional Universitas/BR, ocorrido em São Paulo. As pesquisadoras também fazem parte da RED ESTRADO, rede latino-americana de estudos sobre trabalho docente. 

 

Universidade de Wisconsin-Madison - EUA 

Constitui-se essa cooperação de vínculo sistemático entre os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e o Professor Dr. Michael W. Apple e seu grupo de pesquisa, pertencentes ao Departamento de Currículo e Instrução da Universidade de Wisconsin-Madison. 

Os vínculos entre o Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA e o Prof. Michael Apple encontram-se estabelecidos, pela realização de Doutorado Sanduíche pelo Docente Salomão Hage, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, sob a orientação do Prof. Michael Apple, com apoio CAPES/ Comissão Fulbright; participação do Professor Michel Apple como Conferencista na Abertura do I Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo, em 2002, e na abertura do X Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo, em 2011; e realização de consultoria do Professor Michael Apple à Rede de Pesquisadores Freireanos, coordenada pela Prof.ª Dra. Ana Maria Saul da PUC de São Paulo, que conta com a participação do docente Salomão Hage e de seus orientandos do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA. 

A cooperação mútua contempla as seguintes atividades: participação em eventos, realização de pós-doutoramento por parte dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA na Universidade de Madison- Wisconsin; intercâmbio entre estudantes de ambos os Programas de Pós-Graduação em Educação, para participarem de disciplinas e seminários; publicação de livros e artigos em periódicos de autoria conjunta, entre docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e o Professor Michael Apple ou integrantes de seu grupo de pesquisa ou Departamento. 

 

Universidade de Lisboa – Portugal - PT 

Também em 2014, sob a responsabilidade da Prof.ª Vera Lucia Jacob Chaves, foi assinado um Protocolo Específico de Intercâmbio com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, em que este Instituto e o Instituto de Ciências da Educação da UFPA se comprometem a “estabelecer um programa de cooperação acadêmica e científica no âmbito do desenvolvimento e implementação de atividades de formação pós-graduada e investigação nos Mestrados e Doutoramento em Educação” (Art. 1). Tal Protocolo já resultou na publicação de dois livros pela Editora EDUCA da Universidade de Lisboa e na execução, em curso, do projeto “Mobilidade Internacional na Educação Superior em Países de Língua Portuguesa”, em parceria entre grupos de pesquisas vinculados a dois Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil: o PPGED da Universidade Federal do Pará e o PPGED da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um grupo de pesquisa de Portugal – Grupo de Investigação de Formação de Adultos, vinculado ao Núcleo de Política e Administração Educacional, Sociologia da Educação e Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O projeto visa o intercâmbio científico entre as três instituições de ensino superior (IES), para fins de formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, fundamentado no Tratado de Amizade assinado entre Brasil e Portugal e no Convênio entre CAPES e FCT. Esta proposta de parceria em rede de pesquisadores contempla, sobretudo, atividades de pesquisa sobre a mobilidade internacional na educação superior e a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, doutorado sanduíche e pós-doutorado. Outros aspectos estão incluídos como forma de participação recíproca, tais como a continuidade das atividades de docência, assessorias e consultorias a serem realizadas pelos docentes envolvidos no projeto. Na condução do trabalho são privilegiados estudos comparativos para analisar a mobilidade internacional no âmbito do Brasil, de Portugal e Angola, o que possibilita um conhecimento sobre a realidade da internacionalização da educação superior em espaços institucionais de diferentes países de língua portuguesa. A importância deste projeto reside na possibilidade de produção de conhecimento conjunto entre as universidades parceiras a respeito das tendências mundiais assumidas pela educação superior, assim como os seus desdobramentos nas políticas de acesso por meio da mobilidade internacional. 

 

Universidad Pedagogica Nacional – Colômbia - CO 

Esta cooperação ocorre entre o Grupo de Pesquisa da Prof.ª Dr.ª Sônia Araújo, “José Veríssimo e Pensamento Educacional Latino-Americano” e o Grupo de Pesquisa do Prof. Dr. Alejandro Alvarez Gallego, da Universidad Pedagogica Nacional, Grupo de Pesquisa Historia de la Práctica Pedagógica en Colombia. Tal intercâmbio proveu a presença do Prof. Alejandro Gallego na UFPA em 2013, no II Colóquio da Linha Educação, Cultura e Sociedade, o doutorado sanduiche de dois estudantes do Programa na Universidad Pedagogica Nacional e um estágio de 2 meses de Marifelly Gaiátan Zapata, do curso de Doutorado da UMANIZALES, Colômbia, no PPGED. 

 

PAEC - OEA - GCUB – AMÉRICA 

Em 2014 o PPGED aderiu ao PAEC – Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação –, da OEA, que visa a formação pós-graduada de jovens nascidos na América. No Edital OEA/GCUB/Nº 001/2014, o PPGED ofertou duas vagas: 1 de Mestrado; 1 de Doutorado. Em 2015 disponibilizou 1 (uma) vagas de Doutorado no Programa. 

 

CIERS – França - FR 

O intercâmbio com o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação – CIERS é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ivany Pinto nascimento. No CIERS, a Profa. Ivany Pinto Nascimento realiza pesquisas como Pesquisadora Associada. Tal intercâmbio vem resultando na participação da Prof. Ivany Pinto Nascimento em pesquisas internacionais em rede sob a coordenação da Prof. Clarilza Prado. O Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) foi criado em 2006 com o apoio do Laboratoire Européen de Psychologie Sociale (LEPS) da Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH - França), por iniciativa de Clarilza Prado de Sousa, Serge Moscovici e Denise Jodelet. O Centro congrega pesquisadores nacionais e internacionais em torno de um problema comum de pesquisa, realizando ainda projetos específicos, de escopo delimitado. Conta com cerca de 30 instituições nacionais e internacionais associadas. O CIERS-ed sedia, desde 2010, a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente que agrupa dois grandes projetos dos quais participa a Profa. Ivany Pinto Nascimento: a) o projeto “Docência para a educação básica: A Perspectiva psicossocial da formação”, coordenado pela Profa. Clarilza Prado; b) O projeto “Estudos de indicadores psicossociais para a avaliação da formação de professores”, coordenado por Serge Moscovici. 

 

Université Laval - Canadá - CA 

A Prof.ª Olgaíses Cabral Maués é membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE), vinculada à UNIVERSITÉ LAVAL, em Quebec, Canadá.